[Slider]

Cartonagem - Materiais Básicos e Complementares

   Hoje vamos falar sobre os materiais e ferramentas que precisamos ter para trabalhar com cartonagem, desde o básico até alguns complementos que podem facilitar no processo e/ou ajudar a dar um acabamento melhor para o seu trabalho.
   Anteriormente já falamos sobre os materiais mínimos que são necessários para fazer algum trabalho em cartonagem, se você ainda não viu clique aqui.
   Agora vamos para algo mais "profissional", os materiais que você precisa ter se realmente quiser seguir nessa área do artesanato, então vamos lá.


Papelão Cinza

   O papelão cinza é popularmente chamado de Holler que é derivado do nome Hörlle, nome de uma indústria de papelão, talvez a mais conhecida no ramo da cartonagem mas que não é a única a fabricar esse papelão.
   Esse tipo de papelão é o ideal para fazer as estruturas das peças em cartonagem, é encontrado em várias espessuras, tem uma certa flexibilidade dependendo da espessura e resiste bem a algumas curvas que as vezes precisamos fazer, por exemplo para fazer uma bolsa arredondada no fundo.


  
Papel Paraná
   Apesar de sempre muito recomendado o papelão cinza ele não é encontrado com facilidade em muitas cidades, nesses caso o papel paraná seria o melhor para substitui-lo. 
   Os pontos positivos do papel paraná são que ele é fácil de ser encontrado e é super barato comparado ao papelão cinza, já os pontos negativos são que ele não tem a mesma resistência que o outro, rachando com facilidade ao ser curvado, e ele não tem muita variação de espessuras, mas dependendo do trabalho dá para ser utilizado sem problemas. 
   
Papel Duplex ou Cartão
   O papel duplex ou cartão é bastante utilizado para alguns acabamentos e detalhes na peça, como as partes internas que precisam ser mais finas, ou algumas capas que precisam ser mais delicadas.



Estilete
   Uma das ferramentas mais utilizadas na cartonagem, o estilete tem a qualidade de ser mais preciso do que a tesoura pois o utilizamos com o auxílio da régua, assim conseguimos ter cortes bem retos no papelão, mas lembre-se de sempre ter uma boa lâmina, descartando-as sempre que estiver perdendo o corte. A qualidade do estilete também pode ajudar ou atrapalhar no trabalho, não compre qualquer um.



Régua de metal
   Em todos os trabalhos você precisará usar a régua, ela é muito utilizada mesmo, mas para que dure bastante a melhor opção é ter uma de metal, pois um dia ou outro o estilete acaba riscando a régua, e as de plástico quebram facilmente com um corte desses.




Tesoura
   A tesoura pode ser utilizada para fazer cortes em papéis que não precisam ser tão precisos, cortes em tecidos, cordões, fitas, elásticos, etc, lembrando que você deve ter uma tesoura só para o tecido, pois ela deve estar sempre muito bem afiada e se cortar papel com ela vai estragar rapidinho.


Cola branca

    A cola branca é indispensável na cartonagem, é o que usamos para colar o tecido no papelão ou papel. Quando comprar escolha uma cola de boa qualidade, procure uma que não seja muito líquida pois poderia manchar o tecido facilmente e não queira usar outro tipo de cola para isso, normalmente não dá certo. 





Rolinho

   O rolinho ajuda a espalhar bem a cola branca no papelão, assim não ficará nenhum ponto sem cola e nenhum ponto com excesso de cola. Não deixe a cola secar no rolinho se não perderá sua utilidade.




Pincel
   Assim como o rolinho, o pincel ajuda a passar e espalhar a cola, mais especificamente em espaços pequenos.





Base de corte

   A base de corte é uma placa feita de um material emborrachado e que utilizamos para fazer nossos cortes com estilete ou cortador circular sobre ela, por causa do seu material as lâminas não sofrem tanto e os pequenos cortes que ela sofre se recompõem um pouco com o tempo, fazendo com que a base tenha uma vida útil muito longa.
   Ela é encontrada em diversos tamanhos




Tecidos

   O tecido é o que dá o charme ao trabalho, então escolha bem, os mais indicados na cartonagem são os 100% algodão, podem ser utilizados os lisos, os com estampas, os nacionais, internacionais (que são os com maior variação de estampas), etc. Você faz a combinação de cores que quiser e pode se divertir com eles.






Espátula
   A espátula ajuda a assentar o tecido sobre o papelão, retirando possíveis bolhas e dobras.




Fio de cabelo
   Fio de cabelo é a ferramenta que ajuda no bom acabamento das pontas do papelão com o tecido, com ele e um cortador circular você consegue deixar a medida exata de sobra de tecido nas pontas quadradas e no momento de dar o acabamento as dobras ficarão certinhas.

 





Réguas de encadernação

   Essas réguas auxiliam em certos trabalhos que precisam ter lombadas (espaços) entre um papelão e outro, elas já vem com medidas específicas o que acelera na produção das peças, não tendo a necessidade de ficar medindo os centímetros com régua (convencional) a todo momento.


 



Fita crepe

   A fita crepe é muito importante para segurar todos os cantinhos das peças até que a cola seque, como a cola branca leva bastante tempo para secar precisamos de algo para segurar e não ter o perigo de desgrudar tudo, assim você não precisa ficar segurando a peça até secar, mas se preferir pode colocar um objeto pesado em cima da peça para ajudar nessa fixação (nem toda a peça é possível fazer isso).





Botão imantado

   O botão com imã é muito bom para alguns trabalhos como para fechar bolsas, carteiras, capas, etc, ele dá um ótimo acabamento para peça, agregando valor ao seu trabalho.
Elástico 
   O elástico é outro material que dá um bom acabamento para a peça, existem de várias cores que podem combinar com os tecidos deixando tudo bem alegre e prático.


Cola instantânea
   Em alguns momentos precisamos de uma cola mais forte e rápida por isso usamos a cola instantânea, mas no geral ainda é mais importante usar a cola branca.





Cortador circular

   Esta ferramenta é parecida com o estilete mas conseguimos cortar tecido com ela. Com o estilete é quase impossível cortar tecido pois ele arrasta a superfície e o cortador circular escorrega sobre o material cortando facilmente o tecido.





Termocolante

   O adesivo termocolante é um papel que tem cola dos dois lados, e essa cola é transferida para o tecido ao ser aquecido, ou seja, ao passar o ferro sobre ele, conseguimos colar tecido com tecido desda maneira, pois se passar cola branca para fazer isso o tecido mancha.




   Espero que aproveitem as dicas! Bom trabalho!!

Cartonagem - Materiais Básicos e Complementares Cartonagem - Materiais Básicos e Complementares Reviewed by Iarte on 23:08 Rating: 5

Nenhum comentário