[Slider]

Cartonagem - Passo a Passo Carteira

   Como prometido aqui está o passo a passo da carteira de cartonagem, espero que gostem. Para ver a carteira pronta clique aqui



1- Papel cartão de 23x12cm.
(parte externa)

Essa será a parte externa da carteira, então escolha o tecido que mais gostar para essa parte.

O tecido deve ser um pouco maior que o papel cartão, mais ou menos 1cm a mais de cada lado. 
Cole o tecido no papel cartão, passando cola no papel com um rolinho para não ter excesso de cola, pois isso mancha o tecido, e cuidado para não deixar bolhas.





2- Corte as bordas do tecido em diagonal como na figura abaixo, onde as linhas brancas representam onde será cortado o tecido. Isso fará com que o acabamento das pontas fique melhor.

Depois de cortar cole as bordas nas costas do papel cartão.

 








3- Papel holler ou paraná de 10x12cm (2x) +
Papel Sulfite de 9x12cm. (parte interna)

Junte as duas partes do papelão com a sulfite, deixando um espaço de 2,8cm entre eles.

Essa será a parte interna, cole um tecido diferente da anterior.
Cole o tecido do lado que tem menos sulfite, como na figura ao lado.


Vire e cole as bordas como já explicado.  


4- Pressione bem a parte do meio para ficar como a figura ao lado.

5- Papel cartão de 9,5x11,5cm (2x)
(base do porta-cartões)
Papel cartão de 5x9,5cm (8x).
(porta-cartões) 

Na base repita o procedimento da parte externa, usando o mesmo tecido e dobrando as bordas, mas uma das bases, a que ficará do mesmo lado que o porta notas, deixe a borda do lado esquerdo sem colar.

Nos porta-cartões cole o tecido (variando as cores) mas não corte as diagonais e cole apenas a borda de cima.


6- Passe cola nas bordas dos porta-cartões, posicione na base, onde deverá ficar, e cole, virando as bordas laterais, colando-as no verso, como na figura ao lado. (esse verde que estão vendo é o verso do tecido preto que utilizei, meu tecido preto tinha acabado).

Nesse momento utilize um cartão para determinar a altura que acha melhor colar os porta-cartões (mais ou menos 1,5cm).Comece por cima.

Lembrando que uma das bases o lado esquerdo não deverá ser colado. Está figura é apenas da base do lado direito da carteira.


7- Papel cartão de 9,5x11,5cm (2x)
(porta-notas)

Repita o procedimento da parte externa nas duas partes, mas utilize o mesmo tecido da parte interna.

A figura ao lado é como ficará no final, com a sanfona e com a base esquerda dos porta-cartões colada.

Guarde as duas partes do porta-notas para ser finalizado mais tarde com as sanfonas.


8- Tecido 9,5x6x2cm (4x) + Termocolante/entretela dupla face, mesmo tamanho que o tecido (2x).
(sanfona)

Neste momento eu prefiro usar o mesmo tecido que o da parte interna, mas tanto faz.

Pegue o termocolante ou entretela, depende onde comprar muda o nome, coloque em cima do tecido cortado nas medidas citadas, e passe o ferro para colá-lo no tecido, retire a película do outro lado, coloque o outro tecido em cima e passe o ferro novamente.

Depois de colado os 4 pedaços de tecido, formando dois pedaços dessa espécie de triângulo, com tecido frente e verso, vamos dobrá-los.

Como a figura a direita indica dobre o tecido ao meio, se possível passe o ferro para vincar, e depois dobre as laterais, deixando 1cm de cada lado dobrado.



Para finalizar o porta-notas é preciso colar as sanfonas, pegue as duas partes do porta-notas, coloque as duas uma de frente para a outra, ou seja, com a parte do tecido encostada, pegue a sanfona, dobre ao meio, onde foi vincado anteriormente, e coloque entre as duas partes do porta-notas (na lateral menor), deixando as laterais de 1cm para fora, e então cole essas laterais nas costas do papel cartão.

Na imagem anterior dá para entender melhor.


Teste a sanfona para ver se ficou correta.

Repare que ficou um buraco no fundo, certo?

Lembra que deixamos uma das bases do porta-cartões sem colar a lateral esquerda? Para isso que ela serve, para fechar o fundo do porta-notas, agora é só colar o porta-cartões em cima de um dos lados do porta-notas (prestando atenção para que o fundo da sanfona fique do lado esquerdo para que possamos fechá-lo).

9- (porta-moedas)

Esse porta-moedas foi algo que eu inventei, não é tão necessário, tanto que nos modelos da internet não contém essa parte, mas de qualquer forma vou deixar as imagens, e quem realmente se interessar em aprender é só clicar aqui e ver o passo a passo.

















10- Papel cartão de 3x9cm (2x). (fecho)

Esse fecho eu que quis fazer assim também, normalmente as pessoas colacam elástico para fechar, eu prefiro assim.

Corte nas medidas e arredonde uma das pontas, ou não, você decide.

Cole um tecido de cada em cada uma das partes
Para colar o tecido na parte arredondada faça cortinhos na borda do tecido e vai colando um pedacinho de cada vez.
Coloque o botão na parte que tem o mesmo tecido da parte exterior da carteira.

Depois disso cole as duas partes, uma de costas para outra, ou seja, cole as partes sem tecido, ou melhor, quase sem tecidos.

Eu gosto de usar botões de imãs, pois são mais práticos na hora de fechar, e para prender é só entortar os ganchinhos, não precisa costurar nada.
11- Para prender o fecho faça um buraco na parte interior da carteira como na figura ao lado, mas cuidado para não rasgar o tecido, teste o tamanho para que fique perfeito na hora de fechar, mas deixe o fecho um pouco maior do que acha ser certo, pois ainda vamos colar tudo dentro e vai ficar mais "gorda", e depois ainda terão todos os cartões e suas várias notas de dinheiro que pode dificultar na hora de fechar.


Normalmente eu deixo 6cm de fecho, colando 3cm, mas acho que pode ser maior.

12- Repare na posição, as cores dos tecidos são importantes nesse momento, para que na hora de fechar os tecidos sejam diferentes.




13- Pronto, agora é só colar todas as partes, porta-cartões e porta-notas,  na parte interior da carteira e colocar fita crepe para que os cantinhos colem realmente.














14- A outra parte do botão vai na parte externa da carteira como na figura ao lado, essa é a parte que fixa, os ganchinhos.














15- E então cole a parte externa na parte interna e cole mais fitas. Cole com a carteira fechada para ficar certinho.










   

   Sei que algumas coisas ficaram difíceis de entender, não sei se esqueci de explicar alguma coisa, mas qualquer dúvida é só perguntar, responderei o mais rápido possível. Lembrando que nem sempre as medidas precisam ser exatamente as que coloquei, até eu mesma mudo algumas medidas por não me agradar, então não se prenda a isso. Aceito críticas e sugestões também.
Cartonagem - Passo a Passo Carteira Cartonagem - Passo a Passo Carteira Reviewed by Iarte on 00:02 Rating: 5

87 comentários

  1. Olá Iara! gostei da idéia do porta moedas, estava procurando algo assim e achei no seu blog! E como você disse que explicaria se alguém quisesse, poderia me explicar como fez? Obrigada!

    Talita

    talitac.lopes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Talita, mandei a explicação no seu e-mail, espero ter ajudado :)

      Excluir
  2. Oi Iara, eu também gostaria de receber por e-mail a explicação do porta moedas, pois também procurei e não achei. Gostei muito do seu blog, desde já te agradeço. Janaína j.mara.2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Achei muito engraçada e original a ideia do porta moedas na carteira. De facto, não se vê em mais lado nenhum. Será que também me podes explicar como fizeste? Muito obrigada e parabéns, pelo blog! Dores Oliveira (dores@portugalmail.pt)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dores, já enviei, qualquer dúvida é só perguntar

      Excluir
  4. Olá Lara, faço o porta moedas e coloco na carteira mas ele sempre fica meio alto e não deixa a carteira com um aspecto bonito vc pode me explicar cocmo vc faz talvez a sua técnica melhore a minha esteticamente. Obrigada josean.reis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Lara, gostei do porta moedas, poderia me explicar, agradeço desde já. abraços.
    larissao.s@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora, mas finalmente te respondi, espero que de certo.

      Excluir
  6. estou iniciando nesta arte, solicito se possivel me mandar o passo a passo do porta moedas, e outros passo a passo em carteiras que porventura tiver disponivel. obrigado .
    THOMÉ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thomé, por favor, me informe seu e-mail para que eu possa te enviar, obrigada.

      Excluir
  7. Adorei o passo a passo! Fazer o fecho de imã estava sendo uma grande dúvida pra mim! Já tinha visto outro passo a passo mas não ficava tão bonito e bem feito como o seu! Obrigada mesmo! Gostaria de saber se pode me mandar o porta moedas por email e alguns outros moldes se vc tiver. Obrigada.

    jessica.favaro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enviado Jéssica, como eu disse por e-mail, fico mto feliz ter conseguido te ajudar :D

      Excluir
  8. Olá Iara! Adorei a carteira, mais ainda a idéia do porta moedas. Poderia passar a maneira de fazer por email, por favor? Parabéns pelo seu trabalho !
    alecompras@icsolutions.com.br

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite achei muito bom seu site.Minha mulher gostaria que eu fizesse uma carteira Bem parecida com seu modelo de carteira. Pode enviar também a parte explicativa do porta moedas da carteira. Sou Luis Henrique Sodré e estou iniciando em trabalhos de cartonagem. Agradeço desde já o envio para meu e-mail de riqueangra@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá boa tarde Iara, ameeeeiiii, de verdade...Muito criativo e original, também procurei e só aqui achei.

    Amei seu blog também. Fico muito feliz que tem pessoas como vc que compartilham o conhecimento.

    Será que poderia por gentileza enviar ao meu e-mail também?

    Desde já agradeço.

    regianesan1@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. vc me passa como se faz o porta moedas,
    rmfml@globo.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Iara
    Gostei muito do passo a passo.Gostaria muito de receber as explicações do porta moedas.
    Desde já agradeço
    sandrinha429@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Iara,

    Gostaria de receber as explicações do porta moedas, pois achei útil ter um no porta-cartões.
    Agradeço por compartilhar esse pap.
    Obrigado pela atenção
    anapaula1375@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. finalmente enviei, espero que consiga entender minha explicação, :)

      Excluir
    2. Iara,
      Recebi a explicação por e-mail, muito obrigado.

      Excluir
    3. :D q bom, obrigada pelo retorno

      Excluir
  14. Iara
    Muito obrigada pela explicação do porta moedas.Você é muito atenciosa!
    Abraços
    Sandra

    ResponderExcluir
  15. Oi..Iara ..nota 10 esse porta moedas. Gostaria de aprender , vc pode me ensinar. Beijos ...obrigada elienebiologia@yahoo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, acho q consegui te enviar, o e-mail tinha voltado, mas agora acho q foi, yahoo tem "br" no final ñ tem? qlqr coisa se ñ chegar me avisa, bjos

      Excluir
  16. Olá.
    Gostaria que me enviasse o PAP para a criação do porta-moedas. O meu e-mail é bijucoisitas@gmail.com.
    Obrigada.
    Liliana

    ResponderExcluir
  17. bom dia,gostaria que por genttileza me enviasse o pap do porta moedas pq gostaria de fazer como o seu que é bem diferente,obrigada elainebrugiolo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, adorei a postagem... principalmente sua tecnica... se possivel enviar-me o pap do porta moedas. parabéns pelo blog. ericasilva-10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Oi IARA preciso fazer pro natal algumas carteiras, sera que vc poderia me explica como faço o porta moedas ? amistads123@bol.com.br
    Desde já Obrigada
    Rose Sa

    ResponderExcluir
  20. parabéns, a carteira ficou linda, e com um diferencial, o porta moedas, gostaria que me enviasse o passo a passo: janmaria_s@hotmail.com


    Agradeço,

    Janaína

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, te enviei há alguns dias atrás, esqueci de avisar aqui, espero q tenha recebido

      Excluir
  21. Obrigada por me explicar o modo de fazer o porta moedas. Minha carteira ficou show.
    Rose Acosta

    ResponderExcluir
  22. Olá meu nome é Adriane e Amei o PAP, pode por gentileza me encaminhar o Passo a passo do porta moedas? Email: adriane.arakaki@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te enviei o e-mail já, espero que dê tudo certo =)

      Excluir
  23. Gostaria muito de saber como faz o porta moedas. Adorei a sua carteira, e quero fazer uma também. Obrigada. alsobon@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandei o PAP por e-mail, espero que consiga entender =)

      Excluir
  24. Gostaria que me enviasse passo a passo como fazer o porta moedas. É possível?
    Aqui deixo o meu e-mail: carolinaroldaobatista19@gmail.com

    Obrigadaa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de te enviar, qualquer dúvida é só falar :)

      Excluir
  25. Hey Flor!! ADOREIIII seu blog! Super inspirador! E como todas, não vou fazer diferente porque amei o detalhe do porta moedas. Você pode me explicar como você fez esse porta moedas? Desde já agradeço!! Kisses no S2
    Ah meu email: alessandrasivek@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Já mandei no seu e-mail, espero que dê certo! :D

    ResponderExcluir
  27. ola Iara, também estou tendo dúvidas sobre como fazer o porta moedas...
    pode mandar o pap pra mim?
    manulaurindo@gmail.com
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoela, acabei de te enviar, espero conseguir tirar suas dúvidas

      Excluir
  28. Boa noite! Estou navegando aqui pela primeira vez e gostaria, se possível, do passo a passo do porta moedas e também da bolsa que você publicou em 17/04 com arabesco laranja. Meu email é alimontti@hotmail.com. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, acabei de te enviar o PAP do porta moedas, mas o da bolsa do dia 17/01 né? rs, ainda não, mas, como disse no e-mail, publicarei ainda esse mês, ok? :)

      Excluir
  29. Boa tarde Iara! Desculpa a demora, não recebi seu email, pode me enviar novamente? Bjs, Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enviei de novo, se não receber me passe seu e-mail novamente, talvez esteja errado, mas dá uma olhadinha no lixo eletrônico, pode ter ido para lá

      Excluir
    2. Bom dia, obrigada pela agilidade em me responder... com relação a bolsa, preciso dela pronta para quinta, se puder me enviar o site, eu agradeço... E quando postar seu pap eu faço outra... Você teria molde de carteira grande? Não estou conseguindo encontrar... Aliás, ontem vi uma carteira grande com porta celular e amei, mas infelizmente tem que comprar o kit... Boa semana, bjs

      Excluir
    3. Te enviei outro e-mail, espero que ajude, boa semana para você também.

      Excluir
  30. Oi Iara, poderia mandar o pap, e outros moldes pra mim também, parabéns pela explicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, obrigada, vou te mandar um e-mail agora.

      Excluir
  31. oi iara gostaria q vc se puder me enviar o passo a passo do porta moedas. pro imail luciamandona@yahoo.com.br
    amei essa carteira e com certeza eu farei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te mandei agora pouco por e-mail, espero que tenha chego, qualquer coisa é só falar, obrigada.

      Excluir
  32. Parabéns pelo trabalho. Muito lindo!. Gostaria de receber o PAP do porta moedas também, por favor. Obrigada. nilza@asit.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, acabei de te mandar o e-mail, desculpa a demora, qualquer dúvida é só perguntar

      Excluir
  33. Gostei muito da carteira.gostaria que me enviasse o passo a passo no e-mail.meu e-mail eh dani-modadesigner@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Olá gostaria tambem de receber a explicaçao da carteira é muito gira.Deixo aqui o meu endereço:anitacastanho2@hotmail.com
    muito obbrigada bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, acabei de te enviar, desculpa a demora, qualquer dúvida é só falar

      Excluir
  35. Gostaria que me enviasse passo a passo como fazer o porta moedas. É possível?
    Aqui deixo o meu e-mail: veryvgt@gmail.com

    Obrigadaa :)

    ResponderExcluir
  36. Oi querida! Adorei a carteira! Pode me explicar como fazer o porta moeda e deixar ele bonitinho quando tiver moeda dentro? Parabéns pelo trabalho! Bjs

    priscilloca92@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla, acabei de te responder por e-mail, desculpa mais uma vez pela demora, bjos

      Excluir
  37. Oi. Estava fazenfo uma busca e encontrei seu blog. Obrigada pelo PAP.
    Se puder enviá-lo com a observação sobre o porta níquel agradeço.
    patricia.articular@gmail.com
    😊😄😉

    ResponderExcluir
  38. Hi, i would like also to know by step for port coins cover. Is it possible for you to send it to argetlamsi@gmail.com ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi, I have already sent to you, I hope you can understand

      Excluir
  39. Hi, if possible can you send also how to make the coin storage?
    My email is argetlamsi@gmail.com.
    Thanks

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde.. sei que faz algum tempo que postou esse passo a passo mas estava procurando justamente por algo assim. você poderia me enviar o passo a passo do porta moedas? achei um charme!!
    obrigada


    nathalia_aguiar@icloud.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathalia, já enviei o e-mail, obrigada pelo interesse

      Excluir
  41. ola adorei seu passo a passo não fiz ainda mas li tudo so não entendi a parte do porta moeda se não for pedir demais gostaria que me ajudasse meu email é claudiap.oli@hotmail.com agradeço desde já bjk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, fico muito feliz que gostou, desculpa a demora em responder, mas olha esse meu outro PAP http://iartemanual.blogspot.com.br/2015/08/cartonagem-pap-carteira-com-porta-moedas.html, ele ta atualizado e com a explicação completa do porta moedas, caso mesmo assim tenha dúvidas me manda outra mensagem que te respondo direitinho ;)

      Excluir
  42. Olá Lara!!
    Adorei a tua carteira em cartonagem, será que tem como tu me mandar a receita do teu porta-moedas? meu e-mail é: karolfariascosta@gmail.com

    ResponderExcluir