[Slider]

Cartonagem - Passo a Passo Bolsa Carteira de Festa

   
   Agora sim, o PAP da bolsa/carteira de festa. Para ver a bolsa pronta clique aqui.



1- Essa será a parte externa da carteira, então escolha o tecido que mais gostar para essa parte.













2- Papel paraná ou holler de 23x22cm
(parte externa)

Essa foi a medida que achei melhor para mim, faça a medida que preferir.

3- O tecido deve ser um pouco maior que o papel, mais ou menos 1cm a mais de cada lado. 

Cole o tecido passando cola no papel com um rolinho, para não ter excesso de cola, pois isso mancha o tecido, e cuidado para não deixar bolhas.

Cole o excesso de 1cm do tecido nas costas do papel. 

OBS: esse passo será explicado melhor logo abaixo.







4- Papel cartão de 22x21,5cm
(parte interna)

Ela tem que ser um pouco menor que a parte externa pois se for do mesmo tamanho ficará sobrando para fora na hora de finalizar.










5- Essa será a parte interna, cole um tecido diferente da anterior.















6- Como colar o tecido em excesso e deixar com pontas bem acabadas:


Corte as bordas do tecido em diagonal como na imagem, quem tiver a ferramenta "fio de cabelo" terá esse corte com precisão, mas sem essa ferramenta também conseguimos fazer, não precisa ser perfeitamente exato, mas não corte rente ao papel, deixe mais ou menos 2mm(milímetro) sobrando para não ficar um buraquinho depois. Tudo isso fará com que o acabamento das pontas fique melhor.



Repare como ficará.


7- Passe cola em toda a borda do papel para colar esse excesso de tecido, e repare no detalhe da imagem, passe um pouquinho de cola no tecido perto da ponta do papel.



8- Vire o tecido para colar e puxe um pouquinho a pontinha do tecido para dentro, conseguem perceber que parece que o tecido está torto na ponta? Pois é, devemos colar aquele pedacinho um pouco para dentro, mas só um pouquinho.



9- Cole duas laterais paralelas uma da outra e depois cole as outras duas.


Depois de colado não tem problema se o tecido ficou parecendo torto, essa parte não aparecerá, o que importa são as pontas.


10- As pontas devem ficar assim. Apesar da foto estar tremida acho que dá para entender né?




11- Laterais da bolsa:

Prenda com uma fita adesiva a largura que você quer que a bolsa abra.

Faça isso dos dois lados.

12- Risque em um papel o formato dessa largura.

Com isso você criará um molde para cortar o tecido das laterais.














13- Recorte dois pedaços de tecido da parte externa, para isso use o molde de papel que acabou de fazer, mas deixe pelo menos 1cm de sobra na bordas.


















14- Repita o processo com o tecido da parte interna.



Ficará assim.














15- Repare que eu fiz uma barrinha nas pontas de cima para dar um melhor acabamento.



16- Usando o termocolante ou entretela dupla face, cole um tecido da parte externa com um da interna, colando costas com costas, apesar de não dar para reparar na imagem, por eu ter usado um tecido preto, mas são os avessos que estão colados, ok?

17- Botões:

Coloque os botões na parte interna da carteira.

Eu gosto de usar botões de imã, pois são mais práticos na hora de fechar, e para prender é só entortar os ganchinhos, não precisa costurar nada.

18- Algumas pessoas preferem inverter os fechos na hora de colocar, diferente de mim, essas pessoas não colocam os dois do mesmo tipo de um lado e os outros dois do outro, elas colocam um de cada lado pois dizem que fica mais firme o fechamento da bolsa, mas eu não tive problemas em fazer do jeito que faço.

19- Para quem tem dúvidas de como prende o botão é assim, apenas virando os ganchinhos.

Como podem reparar eu coloquei mais um pedacinho de papel cartão sob os ganchinhos do botão, para ajudar a não correr o risco de rasgar o papel cartão, que é muito fino, com o tempo.

20- Confira se o encaixe do botão está certinho. Tente não errar na hora de medir a posição dos botões, pois se for para recolocar pode não ficar muito bom por ter que fazer cortinhos no papel e no tecido para colocar. 

21- Colando as laterais:

Pegue os tecidos das laterais que cortou e colou. Faça cortinhos na borda extra que deixou, de 1 a 2cm de distância entre um e outro (se ficou com dúvidas nessa parte me mande uma mensagem que tentarei explicar melhor). Isso ajuda a não deixar o tecido enrugado na hora que colar.

Pegue a parte interna da bolsa, prenda com uma fita adesiva a abertura que ela terá, lembrando que tem que caber na parte externa. 






22- Posicione a parte interna da bolsa sobre o tecido da lateral (da mesma maneira de quando marcamos com lápis o molde dessa parte) e cole os pedaços cortados da borda extra nas costas da parte interna, como nas imagens. 

Prenda com fita adesiva até secar a cola.










23- Finalizando:

Depois de seca a etapa anterior, retire as fitas adesivas.

Agora cole a parte externa na parte interna e reforce com fita adesiva em todos os cantos, até a cola secar.

































Sei que algumas coisas ficaram difíceis de entender, não sei se esqueci de explicar alguma coisa, mas qualquer dúvida é só perguntar, responderei o mais rápido possível. Lembrando que nem sempre as medidas precisam ser exatamente as que coloquei, até eu mesma mudo algumas medidas por não me agradar, então não se prenda a isso. Aceito críticas e sugestões também.


Cartonagem - Passo a Passo Bolsa Carteira de Festa Cartonagem - Passo a Passo Bolsa Carteira de Festa Reviewed by Iarte on 18:20 Rating: 5

Nenhum comentário